PUBLICIDADE

Brasil registra 16 mortes por intoxicação com metanol após consumo de álcool

© Agência SP/Divulgação

O Ministério da Saúde atualizou, nesta quarta-feira, os dados sobre a intoxicação por metanol causada pelo consumo de bebidas alcoólicas contaminadas no país. O boletim aponta para um aumento no número de vítimas fatais, que agora totaliza 16 em todo o Brasil.

Até o momento, foram registrados 97 casos suspeitos, dos quais 62 foram confirmados e 35 permanecem sob investigação. As autoridades de saúde já descartaram 772 notificações de suspeita de intoxicação por metanol.

São Paulo é o estado mais afetado pela contaminação, concentrando o maior número de casos confirmados. As autoridades paulistas registraram 48 casos positivos para metanol e investigam outros cinco. O estado também lamenta nove óbitos em decorrência da intoxicação. Além disso, 511 notificações de intoxicação foram descartadas em São Paulo.

Além de São Paulo, outros estados registraram mortes decorrentes da intoxicação por metanol: Paraná (3 óbitos), Pernambuco (3 óbitos) e Mato Grosso (1 óbito).

Outros 10 óbitos estão sendo analisados para determinar se há relação com a contaminação por metanol. Destes, cinco ocorreram em São Paulo, quatro em Pernambuco e um em Minas Gerais. Mais de 50 notificações de mortes já foram descartadas.

Além de São Paulo, Paraná, Pernambuco e Mato Grosso, foram confirmadas intoxicações por metanol no Rio Grande do Sul (1 caso).

Casos suspeitos de intoxicação por metanol estão sendo investigados em Pernambuco (12), Piauí (5), Mato Grosso (6), Paraná (2), Bahia (2), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE