Taiobeiras, cidade do Norte de Minas Gerais reafirma sua posição como um dos principais Arranjos Produtivos Locais (APL) do estado e como Rota da Moda Nacional com a realização da 5ª edição da FERARP MODA — Feira Regional do Alto Rio Pardo. O evento, organizado pela Associação de Moda Íntima e Praia de Taiobeiras (AMIP), pela Prefeitura de Taiobeiras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, CODEVASF e Sebrae, ocorrerá entre os dias 04 e 06 de dezembro, no Centro de Convenções e Escola da Moda | Praça da lingerie, nº. 75, Campo Alegra, com o grande marco de inaugurar o ambicioso “Quarteirão da Moda”.
Com mais de 100 microempresas do setor, que geram aproximadamente 1 mil empregos diretos e indiretos e movimentam cerca de R$ 20 milhões por ano, o município já é reconhecido pela qualidade e criatividade na produção de moda íntima, praia e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). A feira é um passo estratégico para posicionar a cidade como referência nacional no segmento até 2030.
5ª FERARP MODA
A programação da 5ª edição está imperdível e inclui rodada de negócios exclusiva para compradores, palestras com a atriz e apresentadora Dani Suzuki e com a atriz e diretora Barbara Paz, além de exposições e desfiles que apresentarão as novidades do polo.
O destaque desta edição é a inauguração do “Quarteirão da Moda”, um projeto estruturante que representa um investimento público superior a R$ 10 milhões. O complexo contará com um Centro de Convenções de 2.871 m², uma “Escola da Moda” com capacidade para qualificar 400 alunos por ano, ruas temáticas e duas praças. A expectativa é que, até 2026, 20 confecções se instalem no entorno do projeto por meio de investimentos privados, gerando novos empregos e fomentando o empreendedorismo.
Sueli Maria Gomes, presidente da AMIP, reforça a parceria com o projeto SDE Minas. “O apoio do Governo de Minas é muito importante para a nossa FERARP Moda, para impulsionar ainda mais o nosso evento que já se consolida como um dos mais importantes do setor de Moda de Minas Gerais. Fortalecendo a nossa APL que é uma das mais novas do Estado, mas se destaca pela organização e planejamento estratégico.”
O evento conta com o apoio da FIEMG e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e parceria institucional da SDE Minas (Governo de Minas, CODEMGE e ADESIAP Minas).
Trem do Desenvolvimento: conexão e impacto
No estande da SDE Minas, empresários, visitantes e parceiros podem conhecer projeto, trocar contatos e participar das ações, como o “Trem bão de recordação”, que reúne vários brindes dos expositores em uma mala muito charmosa e sorteia para o público, reforçando o clima de proximidade e colaboração.
O diretor da Codemge, Lucas Pitta, se diz honrado em apoiar e participar da 5ª edição da FERARP, em especial, pela inauguração do Quarteirão da Moda. “Sabemos o tanto que o poder público municipal, com as entidades e empreendedores de Taiobeiras investem no evolução do setor da moda. Temos, inclusive, um APL de moda reconhecido na região, o que demonstra o espírito associativista e a união de todos em prol do desenvolvimento econômico e social do município e de toda região. Parabenizo todos que trabalham incansavelmente nestas ações que geram emprego e renda e dizer que o Governo de Minas, sob a liderança do nosso governador Romeu Zema e do vice, Mateus Simões, estará sempre próximo de municípios que fazem o trem de Minas prosperar.”
Taiobeiras é uma estação importante do Trem do Desenvolvimento da SDE Minas — iniciativa do Governo de Minas, por meio da CODEMGE e em parceria com a ADESIAP Minas. A 5ª FERARP MODA é uma parada estratégica desse projeto que, com apoio institucional e geração de conexões, fortalece o associativismo e a economia regional, além de impulsionar ainda mais a Feira. O projeto atua como locomotiva que promove um ambiente mais propício ao progresso, ampliando resultados e valorizando quem constrói o desenvolvimento diariamente.
Embarque você também nesse trem, sô!
Acesse www.sdeminas.com.br e acompanhe todas as estações que o Trem do Desenvolvimento de Minas Gerais fez parada em 2025.