A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, finalizou o 1º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2026. O resultado coloca o município em risco médio para infestação do mosquito. A ação foi realizada entre os dias 5 e 13 de janeiro e o resultado foi disponibilizado no dia 20. Ao longo do ano, ainda serão realizados mais três levantamentos.
O LIRAa é um método simplificado que permite a obtenção rápida de indicadores entomológicos, auxiliando na identificação da presença e do risco de transmissão do Aedes aegypti. O levantamento fornece informações sobre Índices Predial (porcentagem de imóveis positivos), Breteau (porcentagem de depósitos positivos) e os tipos de recipientes predominantes com foco do mosquito. Esses dados contribuem para a delimitação das áreas de risco e para avaliação das metodologias usadas no controle do vetor.
A partir do levantamento, foi identificado que os depósitos predominantes no município são os depósitos móveis, como vasos de planta, frascos, lixos, pratos, tambores e baldes.
Diante do resultado e do período do ano, a Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população. Com o início do verão e o aumento das chuvas, as condições para a proliferação do mosquito se intensificam, o que pode aumentar os casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue. Por isso, é fundamental que os moradores redobrem os cuidados e façam a sua parte em casa, evitando água parada, mantendo caixas d’água fechadas, quintal limpo e descartando o lixo de forma correta.
Por Camila Saraiva