PUBLICIDADE

Formações do Pacto Mineiro pela Alfabetização começam em Mariana

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última terça-feira, 03, o primeiro encontro formativo do Pacto Mineiro pela Alfabetização, iniciativa que reforça o compromisso do município com a alfabetização das crianças na idade certa e com a qualificação permanente dos profissionais da educação.

O encontro reuniu professores do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino e marcou o início de uma série de formações voltadas ao fortalecimento das práticas pedagógicas em sala de aula. A proposta é promover reflexões, trocas de experiências e o aprimoramento do ensino, garantindo o direito de aprender desde os primeiros anos da vida escolar.

De acordo com Luciane Duarte, Coordenadora de apoio à Educação Infantil, Articuladora Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), “o objetivo geral do Pacto Mineiro pela Alfabetização é o fortalecimento das redes estaduais e municipais, promovendo ações formativas, integradas e colaborativas, além de garantir a alfabetização na idade adequada conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e suas diretrizes nacionais, considerando as defasagens existentes nos diferentes ciclos, orientando o trabalho docente em contexto com a diversidade das escolas, e assegurar, de maneira mais efetiva, o direito à aprendizagem”.

Durante a formação, foram apresentadas diversas práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes do Pacto, com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes. As atividades priorizaram estratégias que contribuem para uma alfabetização mais efetiva, inclusiva e significativa.

Outro destaque do encontro foi a abordagem sobre o uso da tecnologia na educação. Os professores receberam orientações sobre a utilização da Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica, de forma segura, responsável e ética, ampliando as possibilidades de apoio ao processo de ensino-aprendizagem sem perder de vista o papel central do educador.

“Estamos muito felizes com o início, serão cinco dias de capacitação divididos até maio, e eu tenho certeza que será um momento de aprendizado muito importante e muito rico para toda educação mineira e, principalmente, para a educação do município de Mariana”, disse Maria Cristina Pantuza, pedagoga da rede.

A adesão ao Pacto Mineiro pela Alfabetização reafirma o compromisso da Prefeitura de Mariana com uma educação pública de qualidade, baseada na formação continuada dos profissionais e na construção de políticas educacionais que garantam melhores oportunidades para crianças e estudantes do município.

As formações seguem ao longo do ano, fortalecendo o trabalho desenvolvido nas escolas da rede municipal e contribuindo para a melhoria contínua da aprendizagem. Para ter acesso a todos os conteúdos da administração pública, entre em mariana.mg.gov.br  e, também, @prefmariana. São dezenas de informações de utilidade pública publicadas diariamente, de todos os setores municipais, para informar a população sobre os serviços e melhorias feitas em toda a cidade.

Por Yolanda

Leia mais

[labads id='37'

PUBLICIDADE