PUBLICIDADE

Bordado tradicional de Mariana se torna relevante interesse cultural do Estado de Minas Gerais

A tradição do bordado manual de Mariana acaba de dar um passo histórico para sua preservação. Foi aprovado por unanimidade, em 2º turno no Plenário da Assembleia Legislava de Minas Gerais, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 3.665/2025, de autoria do deputado estadual Thiago Cota (PDT), que reconhece como de relevante interesse cultural do Estado o bordado manual tradicional do município.

O bordado chegou cedo à primeira capital de Minas, acompanhando o florescimento das expressões artísticas e religiosas que marcaram o período colonial. Presente em alfaias sagradas, ornamentos litúrgicos e obras preservadas no Museu de Arte Sacra de Mariana, o bordado marianense se tornou símbolo de devoção, delicadeza e identidade local. Transmitida de geração em geração, essa técnica tradicional representa não apenas uma manifestação artística, mas a memória e a resistência cultural da nossa gente.

Para o deputado Thiago Cota, autor da proposição, o reconhecimento faz justiça ao talento e à história das bordadeiras de Mariana.

“Como uma das nossas grandes riquezas culturais, o bordado de Mariana nos remete ao reconhecimento de tantos artesãos e artesãs que, com suas mãos, mantêm viva e fortalecem ainda mais uma tradição centenária” destacou o deputado Thiago Cota.

Com a aprovação em 2º turno, o projeto seguirá para análise das comissões temáticas, cumprindo as etapas regimentais até sua votação final. A proposta busca promover políticas públicas de valorização, proteção e fomento ao saber tradicional das bordadeiras, inserindo-o de forma defini va no patrimônio imaterial de Minas Gerais.

Thiago Cota reafirmou seu compromisso com a cultura e a história de Mariana, sua terra natal, e reforçou que continuará trabalhando para que expressões artísticas e culturais do Estado sigam reconhecidas, preservadas e fortalecidas.

Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Thiago Cota

Polianna Soalheiro

 (31)99757.1212

Leia mais

[labads id='37'

PUBLICIDADE