PUBLICIDADE

Poliomielite: SUS retoma esquema com duas doses de reforço da vacina injetável

© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A partir de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) implementará novamente o esquema de vacinação contra a poliomielite com duas doses de reforço para crianças de 4 anos. A decisão, que retoma um modelo anterior a 2024, destaca-se pelo uso exclusivo da vacina inativada injetável, abandonando a versão oral ('gotinha'). Essa mudança visa eliminar o risco, ainda que raro, de mutação do vírus atenuado da vacina oral, que em casos isolados poderia causar a doença. A medida fortalece a segurança do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Segundo Isabela Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI), os reforços são essenciais, pois a proteção vacinal naturalmente diminui com o tempo. Embora o Brasil esteja livre da poliomielite desde 1994, a persistência de surtos localizados em outras partes do mundo eleva o risco de reintrodução do vírus no país. Manter o esquema de dois reforços alinha o Brasil aos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS), garantindo uma barreira robusta contra a doença.

O esquema atualizado prevê três doses primárias aos 2, 4 e 6 meses, complementadas por dois reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade, todas com a vacina injetável. É fundamental que pais e responsáveis levem crianças menores de 5 anos aos postos de saúde para verificar e atualizar o cartão vacinal, prevenindo a 'paralisia infantil'. A doença, que causou mais de 26 mil infecções no Brasil entre 1968 e 1989, pode provocar graves sequelas neurológicas, paralisia e até morte. A vacinação segue sendo a única defesa eficaz.

Para mais informações sobre saúde e temas relevantes, continue acompanhando o SOU ESTRADA REAL, seu portal de notícias com informação e credibilidade.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

[labads id='37'

PUBLICIDADE