PUBLICIDADE

São Paulo confirma novos casos de sarampo em bebês e reforça alerta vacinal

© Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou, nesta sexta-feira (26), três novos casos de sarampo em bebês de 6 meses a 1 ano. Com isso, o estado soma cinco registros da doença em 2026. Dois dos infectados não tinham vacinação, alertando para a vulnerabilidade de crianças sem imunização completa.

O cenário é preocupante. O Brasil havia reconquistado em 2024 o status de país livre do sarampo, mas a reintrodução do vírus, impulsionada pelo fluxo internacional de viajantes e circulação da doença nas Américas, exige vigilância constante. Os primeiros casos do ano, importados e em não vacinados, já acendiam um alerta para ações preventivas no estado.

Diante desse quadro, a SES-SP intensificou as medidas de proteção, incluindo a “dose zero” da vacina tríplice viral para bebês entre 6 e 11 meses. Essa dose adicional preenche a lacuna de proteção antes da primeira dose regular (aos 12 meses), essencial para evitar surtos. As coberturas vacinais atuais (85,32% para a primeira dose e 72,06% para a segunda) estão abaixo do ideal para a imunidade de rebanho, facilitando a disseminação do sarampo, doença altamente contagiosa e grave.

A diretora do CVE-SP, Tatiana Lang, ressalta a atuação preventiva de São Paulo, “com intensificação da vigilância e ampliação das ações de vacinação para proteger a população”. Além da dose zero, vacinações de bloqueio e campanhas em áreas de grande circulação, como aeroportos e terminais, visam cortar as cadeias de transmissão. Manter a carteira de vacinação atualizada é a principal barreira contra o sarampo.

Para continuar informado sobre saúde e outros temas relevantes, acompanhe o SOU ESTRADA REAL, seu portal de informação e credibilidade.

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br

Leia mais

[labads id='37'

PUBLICIDADE