Em 2025, a Arquidiocese de Mariana celebra seus 280 anos de criação, marcando uma trajetória de fé, história, esperança e serviço; um legado que consagra sua importância como a primeira Diocese de Minas Gerais e uma das mais antigas do Brasil.
Criada em 6 de dezembro de 1745, pela Bula Candor Lucis Aeternae do Papa Bento XIV, esta Igreja particular é um símbolo vivo da espiritualidade que moldou a cultura mineira.
As comemorações deste jubileu refletem sobre a Memória, o Legado e a Fé construídos ao longo desses quase três séculos por leigos, religiosos, padres e bispos, mantendo acesa a luz da evangelização em um vasto território que, à época, abrangia quase todo o estado de Minas Gerais.
A consolidação da presença da Igreja na região, foi selada com a chegada de seu primeiro Bispo, Dom Frei Manoel da Cruz, em 1748, há 277 anos. Sua entrada solene na cidade foi um evento de grande aparato e júbilo popular, estabelecendo um novo tempo para a história eclesiástica em Minas Gerais.
Esse marco inaugurou a estrutura episcopal na região, e plantou as sementes que floresceriam na formação do clero local, com o seminário de Mariana, em atividade há mais de 270 anos.
O legado de Dom Frei Manoel da Cruz é preservado e rememorado, sendo fundamental para entender a profundidade da fé e das tradições populares na região.
O patrimônio histórico e artístico, tesouro da Arquidiocese, vive um momento especial com a atenção voltada para a reinauguração do Órgão Histórico Arp Schnitger, o famoso Órgão da Sé, localizado no interior da Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).
Datado do século XVIII e doado por Dom João V, este é um dos órgãos mais raros do mundo. Após um complexo processo de restauro, que incluiu o envio de peças, como os someiros, para a Espanha, a expectativa é grande para que o instrumento volte a brilhar, não apenas em importantes funções litúrgicas, mas, também, em concertos de música sacra, reafirmando o compromisso da Arquidiocese de Mariana com a preservação de sua rica herança cultural.
O contexto celebrativo da Arquidiocese é complementado pelo jubileu do seu atual pastor, Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano, que em 2025 celebra 40 anos de ordenação presbiteral.
Ordenado em 8 de dezembro de 1985, Dom Airton tem dedicado sua vida ao serviço de Deus e da Igreja, primeiramente, na Diocese de Santo André, depois na Diocese de Mogi das Cruzes, em seguida como Arcebispo em Campinas, todas no estado de São Paulo, e, desde 2018, à frente da Arquidiocese de Mariana.
Sua jornada é um testemunho de disponibilidade e fidelidade, que inspira o clero e os fiéis a prosseguirem na missão evangelizadora, honrando a memória dos antecessores e olhando, com esperança, para o futuro da Igreja Primaz das Gerais.
Clique aqui e leia a biografia completa de Dom Airton.
Neste sentido, a Arquidiocese de Mariana tem a alegria de convidar você e sua família para as festividades. Abaixo está a programação, coloque-a em sua agenda e venha celebrar conosco!
Programação:
A Arquidiocese de Mariana, com grande júbilo, tem a honra de convidar V. Exma. e Família, para as solenidades que marcarão os 280 anos de criação da Diocese de Mariana; 277 anos da chegada do Primeiro Bispo; a reinauguração do Órgão de Tubos da Catedral e os 40 anos de Ordenação Sacerdotal do Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, conforme programação:
Dia 6 de Dezembro de 2025 – Sábado – Praça da Sé
10h – ‘‘Missa Solene em Ação de Graças pelos 280 Anos de criação da Diocese de Mariana e 277 anos da chegada de Dom Frei Manoel da Cruz’’.
‘‘Coro do Seminário’’.
Dia 7 de Dezembro de 2025 – Domingo
Missas nos horários habituais da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Dia 8 de Dezembro de 2025– Segunda Feira
10h – ‘‘Despertar e Bênção do Órgão Arp Schnitger e Missa Solene’’ em honra à Imaculada Conceição de Maria e em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal de Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana. – Reinauguração do Órgão da Catedral.
‘‘Coro do Seminário, Coral Canarinhos de Itabirito e Orquestra Padre Simões’’.
Regência: Eric Lana.
19h – ‘‘Abertura do Projeto ‘Sons do Sagrado’ – Concerto inaugural do Órgão Arp Schnitger’’ com a apresentação de ‘‘Música Festiva para Trompetes e Órgão’’.
Aos Trompetes: Érico Fonseca e José Vítor Assis. Ao Órgão: Josinéia Godinho.
Dia 9 de Dezembro de 2025 – Terça-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação do ‘‘Coro da Catedral’’, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Cidade dos Profetas e Orquestra’’.
Regência: Herculano Amâncio.
Dia 10 de Dezembro de 2025 – Quarta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação dos ‘‘Corais Cristo Reina e Angeli Domine’’, acompanhados pelo Órgão.
20h – ‘‘Memórias da Fé’’ – Concerto pelo Órgão com o ‘‘Coro de Sacerdotes’’, apresentando peças do Novenário de Nossa Senhora da Conceição, seguido de concerto por um Grupo de ‘‘Músicos Marianenses e convidados’’.
Dia 11 de Dezembro de 2025 – Quinta-feira
18h30 – Missa no Santuário do Carmo.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Orquestra Ouro Preto’’.
Regência: Rodrigo Toffolo.
Dia 12 de Dezembro de 2025 – Sexta-feira
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coro da Arquidiocese de Campinas’’.
Regência: Prof. Clayton Dias.
Dia 13 de Dezembro de 2025 – Sábado
18h30 – Missa na Catedral com participação de Coro Paroquial, acompanhado pelo Órgão.
20h – Concerto pelo Órgão e ‘‘Coral Ars Antiqua’’, de Belo Horizonte, com a apresentação da ‘‘Messe Aux Cathedrales’’ – Missa da Catedral, encerrando a semana de Concertos.
Regência: Ângela Pinto Coelho.
Com os nossos antecipados agradecimentos e a expectativa de sua presença, o que muito nos honrará, atenciosamente,
Mons. Enzo dos Santos
Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana
Fonte: https://arqmariana.com.br/noticia