Em apenas dez meses, a saúde pública de Barão de Cocais apresenta uma evolução expressiva no Índice de Qualidade da Gestão Municipal (IQGM). Em janeiro deste ano, o município ocupava a última posição no IQGM entre as 27 cidades que compõem a Gerência Regional de Saúde (GRS), com sede em Itabira. No último balanço, o município saltou do 27º para o 7º lugar do índice, demonstrando maior comprometimento com as políticas públicas do setor.
O IQGM utiliza indicadores que medem o grau de organização gerencial dos serviços públicos de saúde, considerando fatores como a atualização de cadastros, prestação de contas, ações preventivas e qualidade da assistência à população — serviços silenciosos desenvolvidos no dia a dia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os dados são mensurados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a cada quadrimestre.
O secretário municipal de Saúde, Edson Adão dos Santos, avaliou a performance da SMS como “fruto do trabalho conjunto das equipes da saúde e do comprometimento diário com a população”. “Estamos focados em garantir serviços mais qualificados, acompanhamento rigoroso dos contratos e uma gestão transparente à comunidade”, pontuou o enfermeiro.
Por sua vez, o prefeito Geraldo Abade falou do novo momento da saúde pública em Barão de Cocais. Para além do índice de qualidade, ele destaca que 2025 tem sido um ano histórico para a saúde local. “Saímos de uma situação crítica para uma nova realidade na saúde de Barão de Cocais, com planejamento acertado e responsabilidade com a coisa pública”, enfatizou.
Abade enumerou conquistas na área ao longo deste ano. “Implantamos o SAMU, investimentos maciçamente no Hospital e UPA, retomamos as cirurgias de catarata, entregamos aparelhos auditivos para pacientes que aguardavam há mais de 10 anos na fila, entre outras ações. Tudo isso mostra o nosso compromisso com a população”, acrescentou o chefe do Executivo.
por Comunicação