Ouro Preto, 11 de agosto de 2025 – Por volta das 12h30 desta segunda-feira, um caminhão-tanque carregado com 19.400 litros de soda cáustica tombou na BR-356, nas proximidades da entrada da ACTECH antiga ALCAN, no km 94, a menos de 500 metros do local onde realizaria a entrega.
Parte do produto vazou pela pista e chegou ao Rio Tripuí, que deságua no Rio do Carmo, em Mariana. A quantidade exata que atingiu o curso d’água ainda é desconhecida. Populares relataram ter visto um grande fluxo de líquido descendo pela via no momento do acidente.
O motorista, único ocupante do veículo, ficou preso às ferragens, com o braço imobilizado, e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 15h, sendo encaminhado para atendimento médico.
A Polícia Militar Rodoviária interditou totalmente os dois sentidos da BR-356, sem previsão de liberação. A recomendação é que a população evite se aproximar da área e siga as orientações das autoridades.
A Defesa Civil de Ouro Preto e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente acionaram os órgãos ambientais estaduais, que já trabalham para minimizar os impactos ambientais. A Defesa Civil de Mariana também foi mobilizada, devido à proximidade e à presença de comunidades ribeirinhas.
A soda cáustica (hidróxido de sódio) é uma substância altamente corrosiva. O contato ou ingestão pode causar graves danos à saúde ou até a morte. Moradores ribeirinhos devem redobrar a atenção, impedindo o acesso de pessoas e animais à água possivelmente contaminada.
O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA-MG), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), foi acionado. O órgão atua na prevenção e atendimento a emergências ambientais que representem risco à saúde humana, ao meio ambiente e a outros bens vulneráveis, em articulação com as demais instituições competentes.