A comunidade da Serra dos Cardosos celebrou, no último domingo (16), a reabertura da Escola Municipal Professor Washington de Andrade, após reforma. Há 15 anos fechada, a unidade volta a atender alunos da região, garantindo acesso à educação sem a necessidade de deslocamento para outras localidades. As ações de infraestrutura foram promovidas pela Prefeitura de Ouro Preto.
A escola, fundada em 1951 e oficializada em 1974, teve as atividades interrompidas em 2009 para uma reforma que se estendeu por mais de uma década. Durante esse período, os estudantes foram transferidos para a Escola Municipal Padre Martins Teixeira, no povoado de Santo Antônio. Agora, totalmente revitalizada, a instituição conta com uma infraestrutura moderna, incluindo novos mobiliários, equipamentos de cozinha, eletrodomésticos e um ambiente preparado para oferecer um ensino de qualidade.
Uma conquista para a comunidade
Para os moradores da Serra dos Cardosos, a reabertura da escola representa muito mais do que um prédio renovado: é a reconstrução do vínculo entre educação e comunidade. "Ter essa escola de volta é um sonho realizado. Toda a comunidade da Serra dos Cardosos agradece demais ao prefeito Angelo Oswaldo e a todos que fizeram acontecer", afirma Valter Onésimo, representante da comunidade.
Segundo a secretária de Educação, Deborah Etrusco, o compromisso com a valorização do ensino e com a melhoria da infraestrutura escolar tem sido uma das frentes de trabalho da administração. "Sabemos o impacto que uma escola tem na vida de uma comunidade. Foram 15 anos de espera e, hoje, celebramos esse momento com o compromisso de garantir que essa estrutura continue sendo um espaço de aprendizado e transformação social", afirmou.
A secretária ressaltou que, além da infraestrutura completamente renovada, a escola ganhou itens essenciais para o aprendizado e o dia a dia dos alunos. "A Prefeitura de Ouro Preto não entrega apenas um prédio, mas sim uma escola preparada para acolher e educar com qualidade", concluiu. Entre os novos equipamentos estão geladeira, freezer, brinquedos pedagógicos, livros e mobiliário escolar, garantindo um ambiente completo e funcional.
Fonte: Assessoria de Comunicação/https://www.ouropreto.mg.gov.br/
Escola Municipal Há 15 anos fechada, a unidade volta a atender alunos da região