O ano de 2025 marca os 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães, um dos grandes nomes da literatura brasileira. Natural de Ouro Preto, o autor deixou um legado que atravessa o tempo com uma poesia inovadora e romances de repercussão internacional — sendo o mais conhecido "A Escrava Isaura". Para celebrar sua trajetória, a Prefeitura de Ouro Preto promove, entre segunda-feira (11) e sexta-feira (15), a Semana Bernardo Guimarães, um evento cultural gratuito que une arte, literatura e história.
A programação, voltada para todos os públicos, reúne passeio literário, leituras dramáticas, debates temáticos, uma exposição, um lançamento literário e uma homenagem solene a Bernardo Guimarães. Entre os destaques está o lançamento do livro comemorativo "Miscelânea, Nos Passos de Bernardo Guimarães", da Editora Liberdade, com ilustrações do Atelier Dois Capelistas — obras que também compõem a exposição "Muito Além de A Escrava Isaura", que propõe uma releitura da produção literária do autor para além de sua obra mais conhecida, além de edições raras das obras do autor, gentilmente cedidas pelo Instituto Peck Pinheiro.
"Acho muito importante esse resgate da história de Bernardo Guimarães, um dos escritores mais prestigiados da literatura brasileira e mundial. 'A Escrava Isaura' é um sucesso internacional, especialmente na China. É fundamental que as novas gerações conheçam a grandiosidade desse autor", ressaltou o chefe de Gabinete da Prefeitura de Ouro Preto, Zaqueu Astoni, ao refletir sobre a importância da valorização histórica do escritor.
A autora Francelina Drummond, responsável pelo livro comemorativo, reforça o impacto de Bernardo Guimarães. "Um poeta e escritor que inovou a crítica literária no Brasil, criou o romance sertanista, produziu poesia tão inovadora e, ainda hoje, desafia os Estudos Literários, tem que ser celebrado em seu bicentenário. Bernardo se formou sob a influência do ambiente intelectual de Ouro Preto, cidade que ele reverência em sua obra", destacou.
Um dos ilustradores da exposição, Leandro Vilar, falou sobre a honra de participar da homenagem. "Bernardo Guimarães tem uma característica interessante, que é o fato de ele ser muito visual. Ele escreve de um jeito que a gente já fica imaginando. Participar de um projeto como esse, em Ouro Preto, é uma emoção", concluiu. A Semana Bernardo Guimarães é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Chefia de Gabinete e da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Editora Liberdade e o Atelier Dois Capelistas. Conta com o apoio do Museu Casa dos Contos, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e do Instituto Peck Pinheiro.
Texto: Jeane Polva
Revisão: Greiza Tavares