A Prefeitura de Ouro Preto realizou a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Agentes de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Departamento Municipal de Trânsito (Ourotran). O evento aconteceu na última terça-feira (29), no histórico Paço da Misericórdia — edifício que já abrigou o Quartel de Polícia da Capital em 1841 —, e marcou um importante avanço para o fortalecimento da segurança e da mobilidade urbana no município.
Com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam na coordenação, orientação e fiscalização do trânsito em todo o território municipal, a formação contou com carga horária de 240 horas e resultou na formatura de 50 agentes. O curso foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, e ministrado pela Projetar Treinamentos e Consultoria, em parceria com a SP Inovações.
Durante a cerimônia de entrega dos certificados, autoridades municipais destacaram a importância do investimento em qualificação para garantir um trânsito mais organizado e seguro. O prefeito Angelo Oswaldo ressaltou a relevância da formação não apenas para o centro urbano, mas também para os distritos e estradas vicinais do município. “Só as estradas municipais de Ouro Preto somam mais de 2 mil quilômetros. Nós temos 40 mil veículos registrados. Então esse curso é essencial para fornecer boas condições de trânsito, mobilidade e organização do território”, afirmou.
O secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos, também celebrou a conquista. “A partir de hoje, nossos agentes estão aptos a atuar no trânsito de Ouro Preto. É um desafio. A cidade não para — são muitos eventos, turistas, pessoas — e o trânsito precisa ser controlado com eficiência. Hoje temos condições reais de trabalhar efetivamente no trânsito da cidade”, destacou.
A mesa de honra da cerimônia foi composta pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; pelo vereador Carlos Mendes, representando a Câmara Municipal; pelo secretário de Segurança e Trânsito, Moisés dos Santos; pelo comandante da Guarda Municipal, Rogério Loredo; pelo representante da SP Cursos / Projetar Treinamento e Consultoria, Maicon Viana Lopes; pelo instrutor do curso e sargento da Polícia Militar de Minas Gerais, Paulo Teburcio; pela secretária de Planejamento e Gestão, Aline Eduardo; e pelo gerente de Trânsito da Ourotran, Jairo dos Passos.
Texto: Jeane Polva
Revisão: Victor Stutz
Fotos: Neno Vianna/ PMOP
Formatura de agentes de trânsito marca avanço na segurança do trânsito de Ouro Preto