Por Yolanda
Foi assinada, na última quarta-feira (10), a ordem de serviço para a construção de uma nova Creche Pré-Escola Tipo 1 - FNDE no bairro Cabanas. Considerada uma das maiores e mais populosas região da cidade, com mais de 20 mil moradores, e uma forte demanda por vagas na educação infantil, a iniciativa é uma conquista significativa para toda a comunidade.
O investimento é de mais de R$4,5 milhões, garantindo uma estrutura moderna e funcional, projetada segundo o padrão nacional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Com 1.542 m² de área construída, a unidade terá capacidade para atender mais de 370 crianças no ensino regular ou 188 alunos em período integral.
A nova creche contará com espaços planejados para garantir o desenvolvimento integral das crianças, incluindo salas de atividades específicas por faixa etária, salas de pré-escola, fraldários, lactário, refeitório, cozinha, lavanderia, além de áreas administrativas e de apoio. No ambiente externo, haverá pátio coberto, playground, jardins e estacionamento, proporcionando um espaço seguro, acolhedor e adaptado às necessidades das famílias.
Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Vale Verde, o anúncio é motivo de esperança: “Esse é um momento emblemático aqui no bairro Vale Verde, saber que as nossas crianças vão crescer com conforto, dignidade, seguras. E que seus pais podem ir trabalhar deixando as crianças na mão de pessoas que vão cuidar e respeitar o direito delas da educação”, disse Jailda de Freitas Silva.
A construção da creche atende a uma reivindicação antiga dos moradores e vai reduzir o deslocamento de muitas famílias que precisavam buscar atendimento em outros bairros, além de contribuir para a garantia do direito à educação aos estudantes que hoje estão na fila de espera. Com isso, será possível fortalecer o vínculo entre a comunidade e a escola, além de oferecer mais tranquilidade para pais e responsáveis que trabalham durante o dia. A assinatura da ordem de serviço reafirma o compromisso do município com a valorização da educação infantil e com a garantia de melhores condições para o desenvolvimento das crianças de Mariana.