You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Zema diz que Eduardo Bolsonaro causou ‘problema’ para a direita ao articular com Trump

Governador de Minas Gerais criticou articulação entre o deputado federal e presidente dos EUA

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirmou que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) criou um “problema” para a direita brasileira após articular com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sobre o ‘tarifaço’ aplicado a produtos brasileiros. A declaração foi feita durante entrevista ao Estadão, nessa segunda-feira (21).

"A posição que foi adotada não foi a mais correta pelo filho do ex-presidente [Eduardo Bolsonaro]. Acho que isso acabou causando um problema para a direita. Mas isso vem de todo esse outro contexto, que não sabemos o que é. O presidente americano é totalmente imprevisível”, afirmou Zema.

Para o político mineiro, a ação do deputado federal nos EUA teve como objetivo evitar a prisão de Jair Bolsonaro (PL) e acabou prejudicando economicamente o país. Segundo Zema, a medida teve como consequência o fortalecimento político do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ganhou popularidade nas pesquisas eleitorais.

“E houve, na minha opinião, um erro também do presidente Trump ao penalizar o país. Se ele está em desacordo com essa política, que penalizasse o governo, e não o país. Sei lá, proibisse a entrada [do ex-presidente]; já causaria um constrangimento. Agora ele está penalizando inclusive empresas americanas que estão instaladas aqui, empresas brasileiras, brasileiros que exportam para os Estados Unidos”, disse Zema.

O governador de Minas irá lançar a pré-candidatura à Presidência no dia 16 de agosto, em São Paulo, durante o evento de 10 anos do Partido Novo, que deve reunir mais de 2 mil pessoas.