PUBLICIDADE

Ouro Preto encerra a rota do Trem do Desenvolvimento e lança novas rotas para a diversificação econômica

Ouro Preto consolidou um marco estratégico para o desenvolvimento regional ao sediar a última estação do Trem do Desenvolvimento da SDE Minas 2025, iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da CODEMGE em parceria com a ADESIAP Minas. A presença do projeto no 1º Fórum Regional de Diversificação Econômica – Edição Municipal Ouro Preto (FRDE | OP), realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, não apenas marcou o encerramento do ciclo anual de agendas realizadas em 18 territórios mineiros, mas também consolidou um passo estratégico local com a Reunião de Lançamento do 1º FRDE | OP. 

O encontro, realizado na sede da ACEOP e precedido por um Café com a Imprensa, reuniu empresários, lideranças institucionais, representantes de entidades, autoridades públicas e veículos de comunicação em torno de um objetivo comum: fortalecer caminhos de desenvolvimento além da mineração.

A presença da SDE Minas e do Trem do Desenvolvimento no lançamento do FRDE | OP reforçou o papel institucional do projeto de apoiar eventos estratégicos já existentes ou em formação, promovendo a aproximação entre o Governo de Minas Gerais e o setor produtivo, além de estimular a escuta qualificada das demandas territoriais e o fortalecimento do associativismo empresarial.

Encerrando a edição 2025 do projeto, o diretor da CODEMGE, Lucas Pitta, destacou o papel da iniciativa no fortalecimento das vocações regionais. “A SDE apoia fóruns que geram negócios e compartilham experiências bem-sucedidas, fortalecendo a diversificação econômica local. Agradecemos ao Governo de Minas pelo apoio e os resultados virão e sustentarão a continuidade desse projeto para um desenvolvimento sustentável em todo o estado.”

Durante a programação, também foram realizadas reuniões com empresários locais, reforçando o compromisso de aproximação institucional entre o Governo de Minas Gerais e o setor produtivo, além do incentivo ao associativismo e à construção de agendas econômicas territoriais.

O subsecretário de Liberdade Econômica e Empreendedorismo do Estado de Minas Gerais, Marco Gaspar, ressaltou a importância do percurso realizado pelo Trem do Desenvolvimento ao longo das 18 cidades participantes. “A importância da SDE Minas é trazer uma roupagem única para vários eventos que acontecem no Estado. E Ouro Preto, o Fórum de Desenvolvimento de Diversificação Econômica finaliza aqui a nossa passagem com muita galhardia. E o que a gente pode dizer de todas essas estações onde a gente passou é o desenvolvimento econômico em Minas Gerais muito diversificado. Minas são muitas, e muitos tipos de economias diferentes nesses 18 estações”.

O presidente do Instituto Fórum e idealizador do FRDE | MG, Amarildo Pereira, destacou o impacto da iniciativa para os territórios. “Só temos agradecimentos ao Governo do Estado e à Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela parceria e por entender a importância de visitar os territórios e discutir os assuntos relevantes para cada região, principalmente a diversificação econômica. Ouro Preto agradece e espera que o projeto continue em 2026.”

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Ouro Preto, Felipe Guerra, enfatizou o significado da chegada do projeto à cidade. “Ouro Preto recebe a última parada do Trem de Minas, uma cidade alinhada às políticas públicas de diversificação econômica, que busca fortalecer suas vocações culturais, turísticas e criativas. Para nós, é muito importante receber essa última estação de um trem que certamente será um sucesso.”

A gestora de projetos da SDE Minas, Nilmara Soares, reforçou o papel do projeto como apoio institucional às agendas regionais. “Estamos encerrando essa edição do projeto com muita alegria e satisfação por participar de uma iniciativa tão importante. A SDE Minas apoia eventos como o Fórum de Diversificação Econômica de Ouro Preto, entendendo que essas agendas geram negócios, renda e fortalecem o empreendedorismo em Minas.”

Durante o Fórum, a ação Trem Bão de Recordação, presente em todas as estações do projeto, realizou o tradicional sorteio da mala de brindes dos expositores, e a participante Alice Cabral celebrou com entusiasmo o prêmio, simbolizando o espírito de integração, valorização do público e incentivo ao comércio local que marcou a passagem do Trem do Desenvolvimento pelas cidades mineiras.

Com última parada em Ouro Preto, a SDE Minas conclui o ciclo 2025 reafirmando sua proposta de apoiar iniciativas territoriais, fortalecer a conexão entre governo e setor produtivo e contribuir para a construção de um modelo de desenvolvimento econômico cada vez mais diversificado, sustentável e conectado às vocações regionais de Minas Gerais.

Acompanhe todo itinerário do Trem do Desenvolvimento da SDE Minas por todo o Estado acessando o site: https://www.sdeminas.com.br/.

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação SDE Minas

Por: Nathália Souza Silva | Jornalista

Leia mais

[labads id='37'

PUBLICIDADE